07 fevereiro 2017

[Resenha]: A Profecia do Pássaro de Fogo - Melissa Grey

Sinopse:No subterrâneo de lugares onde é muito difícil chegar, duas antigas raças travam uma guerra milenar: os Avicen, pessoas com penas no lugar de cabelos e pelos; e os Drakharin, que têm escamas sobre a pele. Ambas possuem magia correndo nas veias, o que os esconde de todos os humanos menos de uma adolescente chamada Echo. Echo conheceu os Avicen quando era criança, e desde então eles são sua única família. A pedido de sua tutora, a garota começa uma jornada em busca do pássaro de fogo, uma entidade mítica que, segundo uma velha profecia, é a única forma de acabar com a guerra de vez. Mas Echo precisa encontrar o pássaro antes dos Drakharin, ou então os Avicen podem desaparecer para sempre






Há milhares de anos aconteceu uma guerra sem nosso conhecimento. Dois povos capazes de usar magia brigam entre si: os Avicen, criaturas com penas no lugar de cabelos e pelos, e os Drakharin, criaturas com escamas que remetem aos dragões. Eles estão em guerra há tanto tempo que nem lembram mais o motivo pelo qual brigam, sabem apenas que são inimigos. No meio dessa confusão está Echo, uma dolescente que foi encontrada ainda criança pela Ala, que faz parte do conselho Avicen, e vive sob sua proteção. Além da Ala, alguns adolescentes Avicen são a única família que Echo conhece e ama, e por isso ela aceita partir em uma missão suicida para encontrar o Pássaro de Fogo: a única coisa que pode acabar com a guerra e trazer paz entre os dois povos. Mas Echo não faz ideia do que seja o tal pássaro.

Em sua aventura, Echo se depara com a difícil tarefa de continuar sua missão e manter seus amigos vivos. Entre as muitas surpresas está a aliança nada convencional que a menina forma com dois Drakharin: Caius, um homem sério, charmoso, e que esconde um passado nebuloso com os Avicen, e Dorian, fiel companheiro e melhor amigo de Caius. De uma forma inesperada a vida de Echo cruza com a de Caius e eles se veem forçados a colaborar um com o outro para por fim a essa guerra. Mas cá entre nós, quem não quer um guerreiro alto, forte, bonito e charmoso por perto quando sua vida está em risco? Na companhia dos Drakarin e de seus amigos Avicen, Ivy e Jasper, Echo percorre o mundo em busca do Pássaro de Fogo e acaba descobrindo mais do que esperava.

  Há muito tempo não encontrava uma fantasia que me envolvesse tanto e que não fosse previsível – A Profecia do Passáro de Fogo se encaixa nessa característica e me prendeu já nas primeiras páginas! No início somos apresentados ao povo Avicen sob a ótica de Echo. Como ela sempre viveu com eles, a menina aprendeu a amar e admirar esse povo, mesmo sem se sentir de todo aceita. Entretanto, as coisas mudam pois a história é narrada na terceira pessoa e, assim como Game Of Thrones, cada capítulo é narrado sob a ótica de um personagem e dessa forma vamos conhecendo mais desse universo (que faz referências constantes ao Senhor dos Anéis, o que é bem legal) e desses personagens.

O livro mistura aventura, romance e fantasia na medida certa. Não é uma história difícil de acreditar e o romance não é aquela melação toda. A aventura e suspense são bem equilibrados e até os personagens mais desagradáveis são verossímeis. Gostei muito do primeiro volume e espero ansiosa pelas perguntas que o próximo volume vai responder. O primeiro mantém segredo quanto ao passado de Echo e creio que é parte de algo maior que será revelado no segundo. Simplesmente amei. Cinco estrelas com orgulho.

• Sobre a Série •



A Profecia do Pássaro de Fogo é o primeiro volume da trilogia Echo. Por enquanto, apenas o primeiro livro foi lançado (e a previsão da autora é publicar o segundo em 2016 e o terceiro em 2017).